Alinde Odontologia

Questões frequentes


O que é o tratamento de reabilitação oral?

Quando um dente é perdido, ocorrem desequilíbrios na boca, como a alteração da mastigação ou a inclinação de dentes vizinhos ao espaço vazio, desajustando a mordida. Dessa forma, o objetivo da reabilitação é restabelecer o equilíbrio muscular e devolver a função mastigatória/fonética e a estética. Por ser um tratamento complexo, a reabilitação oral pode envolver várias especialidades da odontologia, como ortodontia, implantodontia, prótese dentária, dentística, periodontia.

Qual a importância da prevenção?

A grande importância da prevenção na saúde bucal é, por meio de procedimentos específicos, evitar o aparecimento de doenças bucais, como cáries e gengivite. Para alcançar esse objetivo, são necessárias as visitas regulares ao dentista e a correta higienização em casa, com o objetivo de evitar o aparecimento de doenças.

A gestante deve ter algum cuidado especial com a saúde bucal?

Sim, pois durante a gravidez as flutuações hormonais podem predispor a gestante a algumas doenças bucais. Assim, é recomendado um acompanhamento de um dentista durante essa etapa tão importante da vida da mulher.

A saúde da minha boca pode influenciar a saúde do corpo?

Sim! A boca faz parte do nosso corpo e as infecções bucais, principalmente aquelas que acometem as gengivas, podem se disseminar pelo resto do organismo, podendo causar danos sérios a áreas como as articulações e o coração.

Quando deve ser a primeira consulta do bebê ao dentista?

O mais cedo possível, quando o bebê ainda não possui os dentinhos! Nesse período são passadas orientações sobre o uso de chupeta e mamadeira e também a forma correta de higienizar a boca do bebê após as mamadas. Além disso, o profissional em odontopediatria já pode diagnosticar alguns problemas bucais, como a inserção dos freios (que causam a língua presa).

Como saber se preciso de um ortodontista?

Somente um profissional, após uma avaliação detalhada e uma série de exames, poderá realizar uma correta indicação ortodôntica. Entretanto, se você apresentar algum dos problemas abaixo, agende sua consulta com a nossa equipe!

  • Dentes salientes, tortos ou apinhados – que estão fora de posição quando comparados aos demais.
  • Mordida aberta – quando os dentes anteriores superiores e inferiores não se encontram quando a boca está fechada, caso esse muito comum em crianças que chupam os dedos.
  • Diastemas – quando os dentes possuem espaços entre eles.
  • Alterações faciais – quando a maxila e a mandíbula possuem crescimento desproporcional.

Quais cuidados devo ter com a minha escova de dentes?

A escova de dentes é um instrumento fundamental para a correta higienização bucal; entretanto, se não usada e armazenada corretamente, pode se tornar um problema. Confira algumas dicas de como usá-la corretamente:

  • A escova deve ser usada com uma pressão leve. Caso faça pressão em demasia poderá danificar a gengiva, que a longo prazo responde com retração (exposição da raiz dental).
  • É recomendado guardar a escova em um local fechado e seco. Evite deixá-la sobre a bancada ou pia do banheiro.
  • Armazenar a escova sempre seca, evitando dessa forma a proliferação de bactérias e fungos.
  • Os enxaguatórios bucais podem ser usados para uma limpeza periódica da escova. Basta aplicar o produto sobre as cerdas, deixar agir, enxaguar e secar bem.

Como é o tratamento de clareamento dental?

Os dentes podem se apresentar escurecidos por:

  • Herança genética.
  • nvelhecimento
  • Manchamento por uso de antibiótico.
  • Manchamento provocado por substâncias corantes tais como: fumo, bebidas à base de cola, vinho tinto, café, molhos vermelhos, molho shoyu, etc.
O clareamento consiste em aplicar uma substância nos dentes capaz de remover esses pigmentos de seu interior. O tratamento é seguro, não invasivo e, quando feito sob a supervisão de um dentista, não há evidências de danos para a estrutura dental.