Alinde Odontologia

Próteses protocolo e implantes: da saúde ao resgate da autoestima

12 de março de 2019

No processo de envelhecimento, a atenção com a saúde bucal precisa ser redobrada, o avanço da odontologia trouxe aos pacientes uma gama de possibilidades, como os implantes e as próteses protocolo.

Cansados de limitações, como dificuldades na mastigação e fala, os portadores de dentadura e prótese removível buscam soluções confortáveis, seguras e que, por fim, resgatem a autoestima.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram um grande crescimento do número de idosos no Brasil entre 2012 e 2017, um salto de 19,5%. E geralmente, é nessa faixa etária que estão os mais necessitados desse tipo de prótese.

Essas pessoas viveram sua infância e juventude em um tempo em que a prevenção de cárie e das doenças periodontais não eram conhecidas e ou divulgadas, e hoje sofrem as consequências por terem perdido seus dentes.

A Alinde Odontologia destaca informações importantes sobre as próteses protocolos. Veja:

O que é?

  • Prótese protocolo: utilizada como solução aos casos em que o paciente já não tem dentes naturais, ela pode ser projetada tanto para arcada superior quanto inferior. Trata-se de uma prótese parecida com a dentadura (prótese móvel), porém é fixada sobre implantes dentários previamente instalados.

Benefícios:

Saúde: Por se tratar de uma alternativa fixa, garante ao paciente, restabelecimento da   capacidade mastigatória, que é a responsável pela nutrição do organismo.

Estética: A similaridade com os dentes naturais e restabelecimento das proporções do rosto (dimensão vertical), confere um rejuvenescimento facial proporcionando um aspecto estético muito agradável.

Rapidez: a execução desse procedimento, que inclui os implantes e a instalação da prótese protocolo pode ser concluída em, no máximo, três dias.

Durabilidade: é um procedimento que tem bastante longevidade, e na necessidade de substituição da prótese protocolo por desgastes, os implantes já estarão implantados.

Segurança:  Por ser fixada aos implantes, o portador desse tipo de prótese se sente seguro de que a prótese não vai se soltar quando ele sorrir, mastigar, falar e beijar.

Autoestima: A prótese protocolo devolve a auto estima ao paciente, visto que todos os benefícios desse tipo de prótese impacta diretamente na sua qualidade de vida.